top of page

Infiltração Articular e Periarticular

INFILTRAÇÃO ARTICULAR E PERIARTRICULAR.jpg

Tratam-se de intervenções através das quais são introduzidas medicações de ação antiinflamatória dentro do espaço intra-articular através de uma injeção. Têm como maiores indicações quadros de artrite de difícil resposta à medicação oral (artrite refratária) principalmente se em poucas articulações.

As artropatias inflamatórias crônicas, dentre elas e principalmente a artrite reumatóide, são enfermidades que se não combatidas precocemente podem provocar lesão de todos os componentes articulares, inclusive do osso, o que pode promover além de dor, deformidades. Essas deformidades, por sua vez, irão contribuir para o prejuizo funcional do paciente.

O tratamento atual das artropatias inflamatórias baseia-se em estratégias múltiplas e agressivas na tentativa de evitar essas deformidades e conseqüentemente a incapacidade funcional que elas podem promover.

As infiltrações intra-articulares fazem parte do arsenal do qual o reumatologista dispõe para otimizar esse tipo de abordagem terapêutica. O efeito desejado é diminuir a espessura da membrana sinovial, membrana esta que reveste a grande maioria das articulações e que se encontra inflamada e aumentada de volume em pacientes portadores de artrite de qualquer natureza. Essa membrana sinovial inflamada, que na artrite reumatóide se chama pannus, é extrememente agressiva podendo invadir e destruir as estruturas articulares.

Várias são as medicações utilizadas nas infiltrações intra-articulares como corticosteróides, ácido hialurônico e radioisótopos, sendo esses últimos pouco utilizados no Brasil pelo alto custo e pelas dificuldades de importação. Os derivados do ácido hialurônico têm o seu uso indicado em articulações com artrose (osteoartrite), tendo efeito analgésico e antiinflamatório local.

De todas as medicações, os corticosteróides são as drogas mais utilizadas desde o surgimento dessa intervenção. São drogas com alta potência antiinflamatória que atuam na articulação inflamada promovendo diminuição da concentração de células inflamatórias da membrana sinovial acometida e de seus produtos lesivos.

 

Fonte: Site Sociedade Brasileira de Reumatologia.

mármore

Agende uma consulta

O Dr. Felipe Belli atende em cinco locais para facilitar o seu deslocamento. Escolha o mais próximo de você.

logotipo-Felipe-Belli1.png

IMUNOCLIN

Av. Dr. Nilo Peçanha, 3349

Chácara das Pedras. Porto Alegre/RS

(51) 3025-9025 e (51) 99440-8394 

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

(Shopping Iguatemi)

Av. João Wallig, 1800. 3º andar

Passo d’Areia. Porto Alegre/RS

(51) 3327-7000

ONCOCLÍNICAS - PRAIA DE BELAS

Av. Praia de Belas, 1212. Sala 1606

Bairro Menino Deus. Porto Alegre/RS

(51) 2102-5151

CLÍNICA MÉDICA BELLI

Rua Bento Gonçalves, 708. Sala 806

Centro. Viamão/RS

(51) 3485-4242(51) 98059-3313

  • Facebook dr Felipe belli

©2023 Felipe Belli - Reumatologia

Rio Grande do Sul - Brasil

bottom of page